Total de visualizações de página

domingo, 15 de julho de 2012

Matéria publicada ontem na Folha de São Paulo sobre TDAH

De acordo com o psiquiatra Antonio Geraldo da Silva, presidente da ABP, estudos apontam que o transtorno atinge 5% da população, o que significa 10 milhões de pacientes com TDAH.

O Conselho Regional de Psicologia, cuja postura nessa questão eu reprovo, porque se baseia em questões ideológicas e não científicas, questiona o aumento das vendas de medicamentos para o tratamento de distúrbios ligados à aprendizagem.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1120095-campanha-reacende-debate-sobre-deficit-de-atencao.shtml

Aplicativo para iPad

Vejam que interessante este aplicativo para iPad: Aprendendo Adjetivos. Pode ser usado com todas as crianças, especialmente com crianças autistas. Muito bom!


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Leiam excelente artigo escrito pelo Dr. Paulo Mattos, que desmistifica e desconstrói muitas ideias errôneas que andam circulando por aí, que confundem pais e pacientes.
Quando pais procuram um profissional para ajudar seu filho, o que eles esperam não são "achismos" por parte do profissional, mas informações seguras referentes a diagnóstico, tratamento e prognóstico. Informações científicas, ciência baseada em evidências. Não se trata de ficar "dourando a pílula", negando os problemas, ou não os encarando de frente, enquanto eles se avolumam, a vida passa e nada muda. Por isso é tão importante que o profissional esteja atualizado em relação às publicações científicas de sua área.
Há muitos discursos falaciosos por aí, mas as evidências de um trabalho bem feito falam mais alto. Basta considerarmos o quanto alguns profissionais são procurados, e indicados por outros profissionais da área, sem jamais terem feito nenhum tipo de propaganda de si, ou de seu trabalho, muito menos terem tentado denegrir o trabalho de outros profissionais. Ética, compromisso, transparência, profissionalismo, humildade, dedicação, e também um pouco de elegância, produzem bons resultados.

http://www.tdah.org.br/br/textos/textos/item/331-o-mito-do-tdah-como-entender-o-que-voc%C3%AA-ouve-por-a%C3%AD.html

O "MITO" DO TDAH: COMO ENTENDER O QUE VOCÊ OUVE POR AÍ

Seg, 21 de Maio de 2012 13:42    
Escrito por Paulo Mattos
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental
Pós-doutor em Bioquímica
Presidente do Conselho Científico da ABDA